Blog

Shopify Dropshipping: como iniciar uma loja de sucesso – guia completo

Quer ganhar $ 1.000/dia com o dropshipping da Shopify? Você precisa fazer três coisas principais:

  1. Encontre um bom nicho e marque-se dentro dele
  2. Configure uma loja Shopify com aparência profissional
  3. Crie uma estratégia de marketing

Se o dropshipping é a sua agitação lateral ou se você deseja ir all-in, este guia explicará todas as etapas que você precisa seguir para lançar uma loja online de sucesso. 

Vamos ganhar dinheiro!

Primeiro, dê uma olhada no básico. Se você já estiver familiarizado com o dropshipping, vá direto para as etapas de como configurar uma loja online na Shopify.

O que é dropshipping?

caixa de cartão entregue na porta

Dropshipping é um modelo de negócios online em que os comerciantes vendem produtos de fornecedores terceirizados (ou atacadistas). 

A maior vantagem do dropshipping é que os comerciantes não precisam gerenciar seu estoque ou atender aos pedidos dos clientes – tudo é feito por fornecedores terceirizados. Essencialmente, os dropshippers atuam como gerentes de marketing – sua principal tarefa é criar uma loja online confiável e de ótima aparência e atrair clientes interessados.

O que é Shopify e é bom para dropshipping?

criar uma loja com shopify

Shopify é um software baseado em assinatura que permite que qualquer pessoa crie uma loja online com apenas algumas etapas fáceis. É usado por mais de 1.000.000 empresas em todo o mundo e ganhou a reputação de plataforma de comércio eletrônico mais popular do mercado.

Shopify é apreciado por muitos porque é muito mais do que apenas uma ferramenta para criar uma loja dropshipping. Ele também oferece um extenso ecossistema de aplicativos e serviços, gratuitos e pagos, que podem ajudá-lo a gerenciar seus negócios de dropshipping de A a Z. Na verdade, Shopify contribuiu enormemente para o aumento do dropshipping em geral. 

Com Shopify, os dropshippers obtêm:

  • Loja online hospedada
  • Vários modelos
  • App Store da Shopify com milhares de aplicativos para divulgar sua loja
  • Processamento de pagamentos integrado
  • Poderoso sistema de checkout
  • Integração com Oberlo – uma maneira fácil de encontrar e adicionar produtos à sua loja
  • Suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Frete da Shopify

Quanto custa para iniciar o dropshipping?

Calculamos que, em média, você precisará de cerca de US $ 288 para iniciar seu negócio de dropshipping. 

Quanto custa para iniciar o dropshipping?

Os custos de dropshipping consistem em:

  • O plano básico para sua loja Shopify: $ 29
  • Pacote básico Oberlo (plataforma para encontrar produtos para vender): $ 29,90
  • Amostragem: $ 100 (vai variar de acordo com o nicho em que você está)
  • Marketing: US$ 100 (orçamento para anúncios pagos)

É claro que, à medida que sua loja online cresce, você precisará investir mais se quiser escalar suas vendas. Se você estiver interessado em ver o detalhamento dos custos de dropshipping e dicas sobre como economizar dinheiro, escrevemos uma extensa postagem no blog sobre esse tópico – confira aqui . As lojas virtuais vão faturar muito este ano.

Você também pode fazer isso.MOSTRE-ME COMO

Como criar uma loja dropshipping Shopify (9 etapas)

Saiba como criar um negócio de dropshipping da Shopify do zero com nosso guia passo a passo abaixo. Nosso guia conciso e prático aborda todas as principais coisas que você precisa saber, desde escolher seu nicho até obter seus primeiros clientes.

As primeiras quatro etapas falam sobre a preparação para criar seu negócio de dropshipping, enquanto as outras cinco orientam você pela parte mais técnica da configuração de sua loja.

1. Escolha seu nicho

dentro de uma loja de varejo

Se você estiver usando Shopify ou qualquer outra plataforma de comércio eletrônico para criar sua loja dropshipping, a primeira coisa a fazer é pensar no que você estará vendendo.

Veja como escolher os produtos para vender:

  1. Pense no que lhe interessa . 

Quando você gosta do que vende, é simplesmente mais fácil para você marcar e comercializar sua loja. Paixão ou forte interesse o ajudarão a se conectar com seus clientes em um nível mais profundo e aumentar uma base de clientes fiéis. 

  1. Verifique se seus produtos estão em alta .

O interesse por si só não vai cortá-lo. Use o Amazon Best Sellers e o Google Trends para ver se seus produtos estão em demanda. Descrevemos como analisar tendências de produtos em nosso artigo sobre como encontrar produtos vencedores para sua loja dropshipping da Shopify. Confira!

  1. Calcule suas margens potenciais . 

Depois de ter uma lista preliminar de produtos de tendência que lhe interessam, acesse o AliExpress para verificar quanto você pode comprá-los. Compare os preços com os que você viu na Amazon (ou qualquer outro mercado popular) e calcule a diferença. Subtraia seus custos potenciais de envio e marketing e veja quais produtos têm o potencial de gerar o maior lucro.

Quer um atalho? Compilamos uma lista dos produtos mais vendidos online em 2021 . Escolha os produtos que você mais gosta e comece a promovê-los!

2. Defina seu público-alvo

A próxima coisa a fazer é pensar no seu público-alvo. Quem é mais propenso a comprar seus produtos? Não importa o quão comumente usado seja o seu produto, você precisa dar à sua loja um caráter, uma certa sensação sobre ela que fará com que você se destaque do resto. Tudo isso é impossível se você estiver segmentando “todos”.

É por isso que você precisa criar personas de comprador – representações fictícias de seus clientes ideais. Veja o exemplo de como uma buyer persona se parece abaixo.

Primeiro, você provavelmente terá que basear suas personas de comprador em suas suposições e algumas pesquisas no Google. Pense no que pode motivar as pessoas a comprar de você, seus medos e desafios e como seus produtos podem resolvê-los.

persona do comprador - mãe trabalhadora Wendy

Depois de começar a obter suas primeiras vendas, você gradualmente obterá mais e mais informações sobre seus clientes e poderá melhorar suas personas de comprador. Certifique-se de adicionar o Google Analytics à sua loja para coletar dados demográficos e comportamentais sobre seus clientes. 

3. Pense na marca

meninas em jaquetas jeans

Depois de descobrir quem são seus clientes ideais, você precisa pensar em como marcará sua loja. Muitos dropshippers pulam essa etapa e criam outra loja genérica, o que é um grande erro se você quiser ganhar dinheiro real. 

Com um limite de entrada tão baixo para o dropshipping da Shopify, vários dropshippers vendem as mesmas coisas que você também venderá. Para conseguir clientes, você deve encontrar um ângulo único para o seu negócio. 

Volte para suas personas de comprador. 

Que tipo de marca falaria com seus clientes ideais? Que tópicos e humor os atrairiam? Como eles querem se ver? Seu nome de marca, logotipo, conteúdo de mídia social e descrições de produtos em sua loja da Shopify precisarão refletir as aspirações do seu público-alvo.

4. Escolha o nome da sua loja

Agora é a hora de dar um nome à sua loja dropshipping. Por padrão, Shopify fornece esse modelo de nome para todas as novas lojas: your-store-name.myshopify.com. No entanto, é altamente recomendável que você abandone a parte “myshopify” e crie um nome de domínio personalizado para parecer mais profissional. 

Shopify tem um gerador de nome comercial gratuito que você pode usar para criar o nome da sua loja e verificar a disponibilidade do domínio.

Aqui estão as principais coisas a serem consideradas ao criar um nome para sua loja:

  • Tente obter o .com (as pessoas são mais propensas a digitá-lo em seus navegadores)
  • Curta
  • Use suas principais palavras-chave
  • Deve ser fácil de soletrar

Também recomendamos o uso de uma ferramenta chamada namechk – você poderá ver rapidamente em um só lugar se o nome desejado também está disponível nas plataformas de mídia social. 

Se você encontrou um nome perfeito para sua loja, mas já foi usado nas mídias sociais, experimente adicionar “social” ou uma palavra semelhante ao seu identificador. Busque o nome mais consistente em todas as plataformas para que seus clientes possam encontrá-lo facilmente.

Agora, vamos para a parte mais técnica de iniciar uma loja dropshipping Shopify.

5. Crie uma conta da Shopify

Se você não tiver certeza de qual plano da Shopify deseja usar, não se preocupe – você não precisa escolhê-lo imediatamente. Você pode simplesmente iniciar uma avaliação gratuita de 14 dias e começar a configurar sua loja.

shopify teste grátis

Depois de preencher os detalhes na imagem acima, na próxima tela, Shopify fará mais algumas perguntas, como qual é o seu setor e se você já tem produtos para vender. Suas respostas ajudarão a Shopify a guiá-lo na criação de sua loja.

Você chegará ao painel da sua loja. Isto é o que parece:

painel shopify

Agora, você tem três coisas a fazer para começar com sua loja:

  1. Adicionar produto
  2. Personalizar tema
  3. Adicionar domínio

Vamos examinar rapidamente o terceiro na próxima seção.

Adicionar um domínio personalizado

Como discutimos antes, o nome da sua loja padrão será assim: your-store-name.myshopify.com. Embora não seja tão ruim, você parecerá muito mais profissional com um domínio personalizado.

Você pode comprar um domínio da Shopify ou adicionar um nome de domínio de terceiros. Há também uma opção para conectar um domínio existente.

adicionar domínio à loja shopify

6. Projete sua loja da Shopify

O próximo passo é dar à sua loja uma aparência que o diferencie de seus concorrentes.

Shopify oferece mais de 100 temas gratuitos e pagos . Você pode procurá-los por setor para encontrar o melhor ajuste para sua marca. Além disso, você pode personalizar cada tema de acordo com suas necessidades – você pode facilmente adicionar ou remover blocos de conteúdo. Se você estiver familiarizado com a codificação, poderá ajustar ainda mais sua loja.

personalizar tema shopify loja

Dicas para projetar sua loja dropshipping da Shopify:

  • Use imagens de alta qualidade

Mesmo que seu fornecedor de produtos tenha imagens legais, lembre-se de que todos os outros dropshippers também têm acesso a elas. Então, se você quer se destacar dos demais, compre amostras dos produtos que pretende vender e organize uma sessão de fotos. 

Além disso, se você precisar de fotos para definir o clima geral da sua loja, poderá encontrar ótimas imagens gratuitamente em sites de imagens como Unsplash, Pixabay ou Pexels.

  • Menos é mais .

Quanto menos distrações seus clientes em potencial tiverem que lidar em sua loja, maior a probabilidade de eles comprarem de você. Tente evitar pop-ups ou deixar sua loja muito colorida. 

  • Use prova social

Planeje um local onde você incluirá avaliações de clientes e conteúdo gerado pelo usuário. As pessoas confiarão mais em sua loja se perceberem que outras pessoas ficaram satisfeitas com suas compras.

Você também precisará criar um logotipo para sua loja. Você pode fazer isso com o Hatchful , um criador de logotipo online gratuito da Oberlo.

7. Adicione produtos

Existem várias maneiras de adicionar produtos à sua loja dropshipping da Shopify: 

  1. Importe seu catálogo de produtos em um arquivo CSV.
  2. Faça upload em massa de seus itens.
  3. Carregue seus produtos um por um.
  4. Conecte sua conta da Shopify ao Oberlo. É uma ótima plataforma para dropshippers, tornando mais fácil encontrar e adicionar produtos às suas lojas.
adicionar produtos à loja shopify

Se você ainda não encontrou seus fornecedores, também pode verificar nossa lista final dos melhores fornecedores de dropshipping aqui .

Você terá que descrever seus produtos – dê mais atenção aqui. Volte para suas personas de comprador e pense sobre que tipo de aspirações seus clientes ideais podem ter. Certifique-se de que o título do seu produto seja curto, mas atraente para clicar nele, e que sua descrição se concentre nos benefícios, não nos recursos.

adicionar detalhes do produto

8. Escolha suas configurações de pagamento e envio

Finalmente, você terá que preencher algumas informações um pouco mais técnicas. Você precisará cuidar do seu:

  • Configurações de envio . Você tem três possibilidades: 1) Oferecer frete com taxa fixa, 2) Oferecer frete grátis (você incluirá a taxa de frete no preço do produto), 3) Cobrar custos de frete extras. Verifique o frete da Shopify – ele ajudará você a calcular suas taxas de frete. Você também pode usá-lo para cumprir seus pedidos também.
  • Configurações de pagamento . Recomendamos usar o Shopify Payments, pois ele já está na sua conta – você só precisa ativá-lo.
  • Políticas da loja . Você também precisará incluir algumas políticas de reembolso, seus termos de serviço e frete. Use o gerador de política de privacidade gratuito da Shopify para criar as políticas da sua loja.

Você está quase pronto para ir!

9. Adicione aplicativos da App Store da Shopify

Shopify tem milhares de aplicativos que podem ajudar os dropshippers a administrar seus negócios. Desde encontrar produtos para vender até exibir anúncios automatizados e corrigir seus erros de SEO, você pode encontrar tudo isso na App Store da Shopify .

Sugerimos adicionar aplicativos para:

  • Automação de anúncios pagos
automação de anúncios sixads

As lojas virtuais vão faturar muito este ano.

Você também pode fazer isso.MOSTRE-ME COMO

  • Revisão de produtos

Envie solicitações de avaliação automatizadas para seus clientes para coletar avaliações genuínas de sua loja online. Um dos principais aplicativos de revisão que você pode experimentar é o Loox. Ele permite que você exiba avaliações de seus clientes satisfeitos junto com suas fotos. 

resenhas de produtos por loox
Fonte da imagem: Shopify
  • Bate-papo ao vivo

Uma boa experiência do cliente ajuda muito, por isso também é recomendável obter um aplicativo de bate-papo ao vivo como o Tidio. Ele permite que você responda às perguntas de seus clientes instantaneamente e evite que eles saiam de sua loja.

aplicativo de bate-papo ao vivo tidio

Confira nosso artigo sobre os 21 melhores aplicativos da Shopify para aumentar as vendas em 2022 para mais aplicativos.

Como conseguir seus primeiros clientes

Como você vê, criar uma loja dropshipping com Shopify não é tão difícil. Fazer com que os compradores venham à sua nova loja é outra história, especialmente se você é novo no marketing. Mas não se preocupe, temos todos os recursos que você precisa para encontrar seus melhores canais de vendas.

Compilamos um guia de marketing de dropshipping que o ajudará a chegar na frente de seus clientes, mesmo se você estiver em um nicho altamente saturado. 

Se você deseja agir imediatamente e obter suas primeiras vendas AGORA,  e execute anúncios automatizados no Facebook, Instagram e Google. Nosso aplicativo facilita a configuração de anúncios, mesmo que você nunca tenha veiculado um anúncio antes. Você poderá ficar na frente de compradores direcionados que estão procurando o que você está vendendo.

Perguntas frequentes

O que é dropshipping?

Dropshipping é um tipo de atendimento de pedidos em que os donos de lojas online não precisam gerenciar seu inventário. Fornecedores terceirizados (ou atacadistas) enviam produtos diretamente aos clientes assim que a venda é feita. Enquanto isso, os dropshoppers cuidam do marketing para atrair compradores.

Sim, é legal fazer dropship em uma loja da Shopify. No entanto, certifique-se de que seus fornecedores são confiáveis ​​antes de fazer negócios com eles. Caso contrário, você só poderá ter problemas se seus fornecedores usarem ilegalmente a propriedade intelectual de outra pessoa.

Vale a pena fazer dropshipping?

Você pode transformar um negócio de dropshipping em um trabalho em tempo integral que paga todas as suas contas. Além disso, dá a você a chance de se aventurar no mundo do comércio eletrônico e se tornar seu próprio chefe. Ao vender produtos relacionados à sua paixão ou interesse, você também pode realizar seu sonho de ganhar dinheiro com um trabalho relacionado ao seu hobby. O dropshipping vale a pena. Mas lembre-se de que, para que tudo funcione, você precisa tratar o dropshipping como um negócio on-line adequado, não um esquema de enriquecimento rápido.

Como fazer dropship através da Shopify?

Primeiro, você precisa escolher seu nicho de dropshipping e definir seu público-alvo. Em seguida, trabalhe na sua marca – crie o nome e o logotipo da sua loja, trabalhe no seu posicionamento. Configure sua conta da Shopify e comece a adicionar produtos. Inicie sua loja e comece a anunciar seus produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *