CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO REFERENTE AO DESENVOLVIMENTO DE LOJA VIRTUAL
DEFINIÇÃO: Esse contrato visa documentar a proposta de prestação de serviços, apresentado pelo CONTRATADO e aceito previamente pelo CONTRATANTE, contendo todas as informações acerca da metodologia de trabalho, do cronograma de atividades, dos recursos necessários para a execução do serviço, bem como as descrições das condições de pagamento e prazos previamente definidos.
CONTRATADO: Agência Mercado do Site com inscrição no CNPJ nº (favor solicitar) Endereço: Toledo – Paraná.
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO REFERENTE AO DESENVOLVIMENTO DE LOJA VIRTUAL PADRÃO
ESTE CONTRATO VALE PARA TODOS TIPOS DE SITE, TODAS FUNÇÕES OFERECIDAS ESTÃO LISTADAS AQUI PARA QUALQUER TIPO DE PLATAFORMA, SALVO EM CASOS ESPECÍFICOS ALGUNS ITENS PODEM SER ACRESCENTADOS
CLÁUSULA PRIMEIRA: DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
1º – O serviço a ser prestado pelo CONTRATADO é o projeto de desenvolvimento do site da CONTRATANTE, com o objetivo de aumentar o relacionamento online com seus clientes e parceiros de negócios, oferecendo os serviços da empresa, além de divulgar a mesma através da internet:
2º – O desenvolvimento do site dar-se-á a partir de informações cedidas pelo CONTRATANTE, conforme as especificações acordadas previamente e listadas abaixo:
- a) Sobre o serviço: Resumidamente o projeto é criado da seguinte forma, para sites Wordpress. Primeiramente é verificado o direcionamento do domínio para o servidor, (isso pode demorar até 72 horas), neste meio tempo o cliente realiza a escolha de um template de acordo com seu nicho. Em seguida é realizada a instalação do Sistema Wordpress no servidor, logo após é realizada a instalação do tema e de todos os plugins. Em seguida o site é customizado com o layout escolhido pelo cliente. Após estas etapas 90% do projeto estará concluído. Faltando somente títulos e imagens para serem alterados, que podem ser de autoria do cliente, ou o cliente pode deixar a critério do técnico fazer a elaboração e criação das artes e efeitos. Depois disso poderá ter customizações por parte do cliente, e por último um check list final do técnico para deixar o sistema 100% atualizado.
- Não fazemos edição em códigos Wordpress nem PHP. Mas temos o suporte do desenvolvedor em caso de sistemas avançados.
- Criamos sistemas PHP completos mas não fazemos customizações, criamos sistemas PHP com o suporte do desenvolvedor.
- Por padrão trabalhamos somente dentro das possibilidades dos plugins, não customizamos o código do plugin, caso algum detalhe sobre tradução (de plugin exclusivo da solicitação de um cliente em específico) não posso ser atendido, o cliente deverá adquirir o mesmo com o suporte do desenvolvedor e solicitar customizações de tradução ou outras direto com desenvolvedor.
- Desenvolvimento de Site com sistema de Loja Virtual ou outros. Por padrão o site é feito em Wordpress, caso o usuário prefira que seja em PHP um orçamento específico deve ser realizado.
- Todas solicitações tem um prazo máximo de 72 horas para serem atendidas. O suporte é vitalício ou seja para sempre para pequenas edições. Se ocorrer problemas com atualizações de plugins será gerado um orçamento para reparar os danos.
- O recomendado é enviar as atualizações aqui dentro do chat.
- b) Estamos a disposição para vídeo chamadas dentro do chat .O contratante tem direito a quantas alterações achar necessário, desde que se adeque ao nosso limite de banco de horas, uma loja virtual demora 16 horas em média para ser desenvolvida, e o contratante faz de 4 a 5 pedidos de alteração em média(antes de finalizar o projeto) de acordo com nossas estatísticas. A quantidade de alterações que um contratante pode fazer depende da complexidade do projeto. O tempo de xx dias para desenvolver o site é baseado no tempo entre uma solicitação e outra com o cliente, mas o tempo técnico de serviço para o contratado em média é de 16 horas para desenvolver uma loja virtual do início ao fim.
SOBRE O SISTEMA
Hospedagem: Temos a disposição a Hospedagem Cloud da Hostinger. Temos um Cpanel para cada cliente a disposição, mas a hospedagem é compartilhada então não temos a opção de passar o acesso do cpanel. Todas edições devem ser feitas por nós. Mas dispomos de um plugin dentro do painel do Wordpress onde o contratante poderá acessar o gerenciador de arquivos;
Oferecemos uma plataforma de webmail com emails ilimitados;
O preço anual de manutenção do servidor é 200 reais, você pode hospedar até 3 sites com 300 produtos ou 1 site com 1000 produtos por este valor;
Domínio: não oferecemos, o custo é algo em torno de 40 reais, pode ser adquiridos junto aos nossos servidores ou outra empresa, depois de adquirido direcionamos o domínio para o nosso servidor;
Logotipo: não oferecemos dentro do orçamento da loja padrão, é um projeto que deve ser realizado como serviço extra;
Páginas do site: Home, Sobre, Serviços, Contato, Blog, FAQ, Política de privacidade; Fazemos a criação de 5 páginas principais com as principais palavras chaves do Google Ads referentes a o nicho da sua loja virtual;
Produtos: Por padrão 3 produtos de exemplo são criados, para criação de mais produtos um novo orçamento de serviço extra deve ser gerado, criamos vídeos para o cliente por padrão, vídeos explicativos de como criar produtos em Wordress;
Categorias de produtos e atributos : vídeo de como cadastrar categorias e atributos (se preciso).
Imagens: com atributo alt. Do nosso banco de dados ou fotos do estabelecimento;
Temas e Scripts : Tema usado por padrão é o tema Woodmart, damos garantia neste tema. Ou fornecido como o cliente preferir. Se o caso for um Script PHP é preciso deixar claro se o script vai ser comprado do fornecedor ou vamos usar um que estiver a disposição no momento;
Plugins: Temos a disposição todos plugins do mercado para Wordpress, salvo em exceções de especialização. Plugins usados geralmente, elementor, visual composer, yoast, Slider Revolution, Woocommerce, para ver a lista completa verificar no final do contrato;
Menu: mega menu se preferir será feito como o cliente achar conveniente;
Blog: Não criamos posts ou artigos, os posts que oferecemos são gerados automaticamente pelo tema só para demonstração e estão em inglês;
Ícone favicon aba – ícone profissional;
Indexação nas ferramentas de busca – registro – Google search console , Google Analytics, carta do Google Meu Negócio, sitemapxml e robottxt. Para contas com 2 fatores de segurança vai ser solicitado o código no telefone cadastrado;
Pode ser criada uma nova conta no Google, para criar uma nova conta é gerado um código que vai para o celular do administrador da conta , vai ser usado a mesma conta para o cadastro nos 3 produtos do Google;
Métodos de pagamento: Métodos fornecidos pelo script ou tema. O tema Woodmart que usamos por padrão tem integração com todos métodos de pagamento.
Email profissional: Vai ser enviado um login e senha do novo email após direcionamento do domínio para nosso servidor, pode-se criar quantos emails achar necessário com seu domínio;
Proteção Contra Vírus e Malware: Proteção 24 horas;
Popups – com promoções;
Métodos de entrega – fornecidos pelo script ou tema, calculador de PAC e SEDEX ou outros, na página do produto e checkout, todas empresas de entrega estão a disposição desde que tenha o plugin.
Sobre a velocidade de carregamento das páginas do site:
Em média Nossas lojas virtuais conseguem pontução entre 80 e 90 pontos no Google Speed para mobile, e 99 pontos para desktop.
Se o cliente quiser optar por páginas em Wordpress com grande desempenho o mesmo deverá optar por layouts básicos ou contratar um servidor específico. Sites em Wordpress tentem a não ser tão rápidos quando um em php, mas a vantagem do Wordpress são as customizações avançadas que o PHP não permite.
O sistema que avalia a velocidade do site é uma ferramenta do Google chamada Google Speed Insights, o mesmo da uma nota para a velocidade do site.
Se o cliente deseja reproduzir uma página, eu garanto 70% de igualdade na reprodução, tendo em vista que muitos sites usados como referência não são feitos com Wordpress. Como usamos o Wordpress e tema Woodmart, usamos os recursos deste tema. Caso o cliente deseje recursos diferentes, que são possíveis com outro tema, outro orçamento deverá ser gerado.
SOBRE ATUALIZAÇÃO DE PEDIDOS NA LOJA VIRTUAL
Os gateways de pagamento padrão como Mercado Pago, Pagsegurou entre outros, não tem integração com os pedidos da Loja Virtual automaticamente. Para segurança do cliente e para isentar abertura para riscos que temas ou plugins podem oferecer para o gateway. Por exemplo imagine que não tem como o Mercado Pago ter recursos para prevenir o risco de invasão de hackers, com integração com temas ou plugins de lojas virtuais, por que estes dão muitas brechas. Ter integração direto com este tipo de sistema acarretaria na invasão dos sistemas de qualquer gateway. Por isso é necessário ter uma empresa que faça a intermediação como o bling por exemplo.
Atenção: Sobre atualização de pedidos automáticos do Woocommerce. O PagSeguro e Mercado pago não atualizam o status do pedido automaticamente. Mas existem empresas que fornecem este recurso.
O Woocoomerce não atualiza o status das vendas sozinho, você precisa sempre verificar se o pagamento foi aprovado no site do gateway de pagamento. E depois atualizar no Woocoomerce, infelizmente nenhum gateway fornece essa atualização nativa para Wordpress. O recurso neste caso é usar o Bling, ou ferramente similar, pois este tem as integrações com meio de pagamento.
Para uma loja virtual gerar retorno com vendas , é preciso ter campanha de backlinks e campanhas patrocinadas, venda em marketplaces e dropshipping. Uma loja virtual precisa de SEO para gerar tráfego, claro que se o cliente tiver uma loja física e clientes você pode gerar tráfego no site através de indicação.
Sobre a atualização do status de compra automatizada:
O WooCommerce conclui automaticamente os pedidos de produtos para download virtual após o pagamento bem-sucedido, mas não completa automaticamente outros pedidos, pois pode ser necessário realizar ações entre o processamento e a conclusão do pedido. Se você vende produtos que podem ser enviados, provavelmente precisará enviá-los antes de concluir o pedido. Se você vende produtos virtuais como serviços, provavelmente terá que fazer algo entre o pagamento e a conclusão do pedido.
No entanto, esse não é o caso de todas as lojas e talvez você não precise realizar nenhuma ação entre o pagamento e a conclusão de um pedido. Por exemplo, você pode querer completar automaticamente pedidos virtuais, ou mesmo aqueles com produtos que não são virtuais ou baixáveis. Da mesma forma, você pode não querer que nenhum pedido seja concluído automaticamente.
SOBRE ERROS DE ROTINA COM SERVIDORES OU ATUALIZAÇÕES
Problemas com servidor próprio também não são de nossa responsabilidade, sendo que em muitos casos o cliente não pode passar os dados para acessarmos o servidor e resolvermos. E existem servidores de tipos variados não tem como sabermos caraterísticas específicas de todos.
Neste caso eu tenho um servidor para oferecer, assim eu atendo as solicitações.
Caso ocorra algum problema no sistema do Wordpress devido a alterações do usuário por conta própria, em plugins ou qualquer outra coisa, vai ser solicitado um ticket referente ao serviço do prejuízo ou mesmo terá que instalar o Wordpress novamente.
A instalação de plugins adicionais, ou atualização de plugins ou tema, por conta própria do cliente pode acarretar num prejuízo de 100%.
Eu garanto o suporte dos plugins que vou utilizar, caso o sistema for complexo, um orçamento diferenciado será informado.
Todos plugins ou tema são originais, mas todo ano o suporte precisa ser renovado.
Eu garanto o suporte dos plugins que vou utilizar, caso o sistema for complexo, um orçamento diferenciado será informado, informando o valor do suporte do plugin ou tema especial.
Em outras palavras, caso o cliente seja uma empresa grande ou um projeto que demanda cuidados aos detalhes, deve sim ter o suporte do tema e todos plugins, para garantir a segurança contra ataques hacker. E para ter as últimas atualizações, deve-se ser gerado um outro orçamento. O que eu ofereço são os plugins e tema na penúltima versão, todos originais e liberados pelo desenvolvedor. Sendo que para iniciar um projeto você vai ter a opção de investir menos valor, isso pode facilitar sempre para o cliente que deseja iniciar sem demasiados custos. Caso o cliente deseje as últimas atualizações é só acionar o suporte das ferramentas.
CLÁUSULA SEGUNDA: PRAZOS
1º – O prazo total de desenvolvimento do site está estimado em xx dias (contados a partir da definição completa e detalhada do projeto), e do fornecimento por parte da CONTRATANTE do conteúdo material (textos, imagens ou gráficos) eventualmente necessário ao desenvolvimento;
2º – Para o CONTRATADO fornecer os dados para customização da Loja Virtual, ele vai dispor de uma página específica com um formulário intuitivo e poder optar por todos os detalhes do projeto, e por fim enviar seus textos e imagens, mas estamos a disposição por em todos os meios de comunicação para eventuais dúvidas;
3º – A vigência do presente contrato está estabelecida na proposta, previamente acordada, a se iniciar no momento de sua aceitação pela CONTRATANTE, podendo ser modificado em decorrência de imposição legal, motivo de ordem técnica ou de comum acordo entre as partes, por meio de termo aditivo, podendo implicar na alteração de seu valor;
CLÁUSULA TERCEIRA: CRONOGRAMA
O cronograma proposto para a concretização deste projeto seguirá o prazo definido para as seguintes fases:
1ª fase: Briefing com planejamento e criação (Prazo: x dias)
Entrevista com o cliente; Pesquisa e planejamento; e Elaboração de proposta para o projeto.
2ª fase: Desenvolvimento (Prazo: x dias)
Criação da identidade visual (logomarca, layout, fontes, imagens, etc); Seleção e tratamento das imagens para as páginas e galeria de fotos; Codificação do layout em linguagem compatível com os navegadores; Preparação da plataforma para gerenciar conteúdo; Desenvolvimento do sistema para o banner rotativo da página inicial; Inserção do conteúdo (textos e imagens) da página inicial e páginas internas; Criação do formulário de contato e direcionamento para em e-mail do cliente.
3ª fase: Implantação
Contratação do serviço de hospedagem*; Compra do domínio*; Configuração dos DNS; e Publicação do site na hospedagem contratada.
4ª fase: Entrega
Criação de conta no Google Analytics para monitorar visitantes.
CHECK LIST E PLUGINS
Vou listar todo o processo (check list) de como é desenvolvido o site:
Lembrando que todos itens da lista são opcionais para o contratante, sendo o mesmo tendo a liberdade de solicitar as funções deste check list final.
Após o contratante realizar com o que foi combinado contrato.
O contratado ainda precisa executar algumas alterações finais para tornar o site apto a ser indexado pelos mecanismos de busca.
Direcionar domínio;
Criar hospedagem do domínio no servidor;
Instalar wordpress;
Instalar tema e certificado SSL;
Instalar plugin de manutenção no site;
Enviar modelos de página como home, sobre, serviços e contato para o cliente escolher;
Configurar Woocommerce;
Solicitar dados do meio de pagamento do cliente, e email principal para direcionar formulários do site, nome completo, endereço para Woocommerce, logotipo, redes sociais, a cor principal do site em código HTML, textos, imagens, favicon, rich snippets, no final do site preciso dos dados de cadastro do Google para cadastro nas ferramentas do Google;
Solicitar meta descrição – rich snippet
Criar novo email profissional para o cliente;
Marcar site para não ser indexado enquanto não está pronto;
Mudar moeda, links permanentes, conferir HTTPS no perfil e configurações e ver se ssl está tudo, checar rede social no perfil e no tema ok;
Conferir se não tem nenhum bug com o fluxo para checkout e formas de pagamento e configurar;
Revisar botões e detalhes das páginas em geral antes de finalizar;
Fazer a tradução do site;
Verificar velocidade de carregamento das páginas;
Registrar o site no Google Search Console, Google Analytics, Google Meu Negócio;
Conferir Responsividade em celulares, tablets, notebook e desktop;
Tirar páginas excedentes que vem demonstrativas do sistema;
Enviar vídeos explicativos.
Tema a ser usado por padrão é o tema Woodmart. Por que ele tem um suporte incrível com todas questões respondidas, e tem templates incríveis e integração nativas. E um painel de controle bem elaborado.
Conseguimos dar garantia neste tema, caso o cliente preferir optar por outro tema fica por garantia do cliente, por que, cada Tema possui um suporte e um prazo anual de renovação de deste suporte.
Alguns plugins utilizados no site wordpress por padrão:
Sitelinks Search Box;
WooCommerce Abandoned Cart Recovery Premium;
WooCommerce Advanced Bulk Edit;
Cookie Notice & Compliance for GDPR / CCPA
WP Global Site Tag – novo analytics;
Insert Headers and Footers
404 All 404 Redirect to Homepage;
Claudio Sanches – Correios for WooCommerce;
Pagamento – Todas formas de pagamento
Elementor – Header, Footer & Blocks
NIF (Num. de Contribuinte Português) para WooCommerce
Super Product Variation Swatches
WooCommerce Measurement Price Calculator
Coming Soon Page, Under Construction & Maintenance Mode by SeedProd
Yoast SEO Premium
Elementor – Header, Footer & Blocks
Elementor Pro
Slider Revolution
Yoast SEO Local
Yoast SEO Woocommerce
GTranslate
Tradução em geral locotranslate