Como construir uma loja dropshipping, passo a passo
Você está procurando uma maneira de iniciar seu próprio negócio sem gastar grandes somas de dinheiro? Neste artigo, vamos orientá-lo nas etapas necessárias para criar uma loja dropshipping do zero.
De fato, se você está com pouco dinheiro, mas está pronto para iniciar sua própria aventura empreendedora, o que você deseja fazer é abrir um negócio de dropshipping e se tornar um vendedor de produtos de terceiros por meio do comércio eletrônico. O método dropshipping tem vantagens inegáveis como:
- Sem estoque: seu fornecedor trata da mercadoria para você;
- Sem envio: o processo de embalagem e envio é organizado pelo seu fornecedor;
- Baixos custos de inicialização: como você não precisa comprar mercadorias antecipadamente, os custos de inicialização são apenas aqueles provenientes do processo de construção do site de comércio eletrônico.
Agora, tudo isso parece um bolo doce, não é? Então, por que todo mundo não está se voltando para o dropshipping em vez de se ater a um trabalho das 9 às 5 que odeia? Bem, existem algumas razões para isso. Porque embora pareça fácil construir uma loja dropshipping, existem várias dificuldades:
- Escolha a melhor plataforma: escolha a plataforma certa para construir uma loja de comércio eletrônico. Entre todas as ofertas online não é uma tarefa fácil. Você precisa de um aplicativo que seja fácil de usar e que também não exija grandes conhecimentos de informática.
- Encontre o nicho certo : você deve focar preferencialmente em um nicho pequeno com baixa concorrência. No passado, os dropshippers costumavam criar lojas de produtos únicos que costumavam fechar após a conclusão da tendência desses produtos.
- Encontre os fornecedores certos: se, por exemplo, você decidir escolher produtos do Aliexpress, o que você precisa fazer é entrar em contato com os diferentes comerciantes deste site e perguntar se eles concordam em vender com dropshipping. Você não apenas precisa encontrar um fornecedor, mas também um fornecedor confiável, porque o atendimento ao cliente é fornecido por você e, se algo acontecer com o cliente final, eles vão querer uma resposta sua.
- Gerencie as atividades diárias: gerencie seu site, faça upload de seus produtos, escreva descrições, faça upload de imagens e preços, baixe o arquivo de pedidos e envie para fornecedores, etc.
- Promoção da sua loja: encontre a estratégia de marketing certa para tornar a sua loja visível.
Ok, para construir uma loja dropshipping você tem que fazer todas essas coisas, mas não se preocupe, nos parágrafos a seguir eu vou te dizer como resolver todos esses problemas passo a passo.
Como construir uma loja dropshipping passo a passo
Passo 1 Escolha a plataforma certa
Primeiro, você deve escolher a plataforma certa, a que sugiro é Shopify por vários motivos:
- econômica: entre todas as plataformas do mercado, não é a mais barata, mas certamente é a melhor na comparação de preços e serviços oferecidos.
- simples: é muito fácil de usar, não requer nenhum tipo de habilidade de codificação e também possui um sistema de pagamento integrado.
- personalizável: graças à grande quantidade de plugins do Shopify, você pode adicionar facilmente à sua loja vários tipos de serviços úteis, como chat para clientes, serviço de cupons, mensagens pop-up etc.
Passo 2 Encontre o seu nicho
Se você deseja maximizar suas chances de sucesso, deve encontrar um nicho estreito e ficar bem longe de lojas de nicho geral ou lojas de um produto.
Hoje em dia, ninguém pode se dar ao luxo de perder todos os leads toda vez e começar de novo com cada novo produto. As campanhas de marketing, especialmente as campanhas do Facebook, ficam mais caras a cada dia, portanto, a única maneira de obter lucro real é reter clientes antigos.
Por outro lado, um nicho amplo ou uma loja geral exige um enorme orçamento de marketing e muitas vezes acaba levando ao fracasso.
Ao escolher o seu nicho, você deve ter em mente alguns pontos importantes que são fundamentais para abrir um negócio de dropshipping de sucesso. Os itens que você escolher devem ser lucrativos, devem estar na moda e, o mais importante, devem ser fáceis de enviar e isso significa que devem ser pequenos em tamanho e peso.
Só para você ter uma ideia do que estou falando, os melhores produtos dropshipping normalmente cabem em uma caixa de sapatos e não devem pesar mais de 2 kg.
Em geral, estes são os tipos de produtos que você sempre deve evitar:
- Itens populares: você nunca deve tentar vender produtos de grandes marcas porque você não pode vendê-los legalmente sem um acordo específico com a empresa proprietária dos direitos autorais, eles têm margens baixas e geralmente preços fixos.
- Produtos falsificados: você nunca deve tentar vender imitações, pois isso pode causar problemas.
- Produtos difíceis de enviar: nem todos os itens disponíveis no mercado são adequados para dropshipping. Você deve considerar que este método é caracterizado pelo envio postal. Portanto, você deve tentar encontrar itens que possam ser enviados pelo correio. Na verdade, no final, quando você calcula os custos de envio para um pacote com mais de 2 kg, pode ser insanamente caro.
Etapa 3 Encontre os fornecedores certos:
Depois de decidir os produtos que deseja vender e o nicho que deseja abordar, é hora de selecionar o fornecedor que pode enviar seus itens para seus clientes. As opções tradicionais para encontrá-los são duas.
Procurando diretamente por um fornecedor
Nesse caso, embora você possa obter preços convenientes, você precisa fazer tudo manualmente, passando horas procurando as fábricas que produziram os itens de seu interesse, entrando em contato com fornecedores por telefone ou e-mail, provavelmente incorrendo em problemas de comunicação, pois os fornecedores que vendem produtos a preços convenientes provavelmente estão localizados na China e têm apenas um conhecimento limitado de inglês.
Garantir um “acordo de dropshipping” não é tão fácil, costuma envolver muitas idas e vindas entre o fornecedor e o varejista online, como compartilhamento de fotos dos produtos, envio de amostras, negociações sobre quantidades mínimas de pedidos, contato para certificar-se de que os produtos ainda estão em estoque, trocando os detalhes dos pedidos e os números de rastreamento dos pacotes.
Cada passo deve ser feito manualmente do zero, até mesmo o upload das informações e fotos dos produtos no site do varejista.
Além disso, você não terá certeza sobre a qualidade dos produtos e o tempo de envio. Normalmente, os dropshippers que trabalham com os principais distribuidores online têm enormes problemas com seus clientes. Isso significa feedbacks negativos, solicitações de reembolso, problemas com gateways de pagamento e muito mais. Para encurtar a história, seu negócio não vai durar muito.
Compre em um mercado online
A segunda solução pode ser usar o Aliexpress. Este é um mercado B2C, portanto os preços não serão tão convenientes, mas você pode evitar muitos problemas de comunicação e trabalhos manuais. Para economizar tempo e esforço, os dropshippers usam integrações da web que se conectam às suas lojas de comércio eletrônico, como o Oberlo, os ajudam a importar rapidamente produtos do AliExpress.
Embora esses tipos de ferramentas sejam muito úteis para reduzir o tempo gasto no upload de páginas de produtos, eles não resolvem os principais problemas, pois o AliExpress não foi desenvolvido para ser uma plataforma de sourcing B2B. Usando este site de forma inadequada, os dropshippers incorreram em muitos problemas.
Por exemplo, os vendedores do AliExpress muitas vezes não enviam os pacotes com o método acordado, compartilham números de rastreamento errados/falsos que eram impossíveis de rastrear e não ofereceram nenhum tipo de assistência pós-venda. Assim, muitos donos de lojas online começaram a perder clientes devido a produtos atrasados e/ou errados.
A solução definitiva
Atualmente, a melhor solução do mercado é uma terceira e se chama Yakkyofy. Yakkyofy é o único software que ajuda você a gerenciar e automatizar completamente todas as tarefas diárias de negócios de dropshipping, desde o fornecimento até o atendimento e entrega de pedidos.
A Yakkyofy fornece os produtos para vender, oferece preços B2B, garante o controle de qualidade e garante tempos de envio estáveis e rápidos. Além disso, sendo totalmente integrado ao Shopify e Woocommerce, o Yakkyofy ajuda você a gerenciar todas as suas lojas e produtos a partir de um único painel e com apenas um fornecedor.
Além disso, graças ao seu método de envio exclusivo, Special Line, eles podem enviar seus pedidos em 3-12 dias na América do Norte e na maioria dos países europeus.
Até que um volume de vendas considerável seja alcançado, os varejistas do AliExpress são uma fonte confiável para aquisição de produtos.
Os recém-chegados geralmente começam com a atribuição manual de pedidos, passando para processos automatizados em estágios posteriores com aplicativos de fornecedores como o Yakkyofy, que podem garantir um tempo de envio mais rápido e estável do que o AliExpress e, consequentemente, uma baixa taxa de reclamações.
Encontrar um bom fornecedor ou plataforma de fornecedores é imperativo porque produtos de má qualidade e atrasos no envio trazem reclamações de clientes e reclamações de clientes levam a proibições do Facebook e do PayPal.
Etapa 4 Gerenciar as atividades diárias
Como proprietário de uma loja, você terá algumas atividades relacionadas ao gerenciamento que você deve diariamente para ajudar no funcionamento de sua loja dropshipping.
Se você decidiu escolher fornecedores que encontrou de forma independente ou optou por comprar em um marketplace, terá que fazer o upload manual dos produtos em sua loja.
Além disso, você pode ter que enviar os pedidos de seus clientes todos os dias, com uma comunicação de ida e volta para garantir que tudo corra bem. Este é um processo muito demorado que desviará sua atenção de dimensionar seu nicho de mercado e encontrar novos clientes.
Se você escolher o Yakkyofy, no entanto, nós o ajudaremos nessa fase, pois ao escolher um produto do nosso catálogo, os dados do produto (fotos e descrição) são copiados automaticamente para sua loja.
Além disso, quando um cliente final faz um pedido em sua loja, o Yakkyofy trata o pedido e o atende automaticamente, para que você possa se livrar de todo o trabalho manual, como enviar pedidos de remessa a um fornecedor, atualizar pedidos com número de rastreamento etc.
Passo 5 Promoção da sua loja e dicas adicionais
Agora você tem tudo o que precisa para iniciar seu negócio: encontrou seu nicho, construiu sua loja, encontrou um bom fornecedor para seus produtos, automatizou todo o seu processo de atendimento e conectou sua loja à plataforma de anúncios mais importante.
Você atingiu o primeiro marco e agora está pronto para começar sua aventura e construir um negócio de sucesso. Para conseguir isso, você precisa encontrar seus produtos vencedores, criar uma estratégia de marketing e otimizar suas vendas, por isso, antes de deixar você, quero dar algumas últimas palavras de conselho.
Você pode estar se perguntando: agora sua loja dropshipping deve estar pronta com produtos, fácil? Bem, agora você tem que começar a vender.
Para vender seus produtos, você precisa encontrar a estratégia de marketing certa para tornar sua loja visível e aumentar suas vendas. Como qualquer negócio, você precisa de um plano estratégico:
- Escolha seus produtos de forma consistente: não venda produtos aleatórios, tente imaginar seu cliente ideal (por exemplo, donos de hamsters) e escolha produtos que possam ser úteis para eles.
- Escolha um nicho de mercado: muitas vezes é mais fácil ter mais sucesso quando você conhece as necessidades do cliente em seu nicho de mercado, então é melhor não escolher um nicho de mercado aleatório, mas ficar com algo que você já conhece. Por exemplo, você cria hamsters, então conhece todos os problemas que esses criadores de hamsters enfrentam todos os dias.
- Confira sua concorrência: pesquise quais lojas vendem produtos semelhantes aos que você vende e estabeleça preços competitivos.
- Estude seus hábitos de cliente: onde encontrar meus clientes de nicho de mercado? como contatá-los, quais são seus hábitos de compra, estão acompanhando fóruns, grupos ou eventos?
Neste ponto, você pode passar para a etapa de promoção. Depois de estudar os hábitos e necessidades de seus clientes, você deve decidir:
- qual mídia social é melhor para o seu negócio.
- se o blog for importante para o seu negócio e/ou para entrar em contato com o influenciador, etc.
- qual plataforma de anúncios é melhor para você, anúncios do Facebook, Google Adwords, Linkedin…etc.
- se você vai vender produtos apenas em sua loja ou também em outras plataformas, como a Amazon.
Avaliações
Não há avaliações ainda.