Sem categoria

Como enviar mensagens em massa no WhatsApp Business — sem ser banido

A transmissão no WhatsApp é considerada por alguns como uma ‘arte obscura’, mas não precisa ser se as regras rígidas da plataforma de mensagens forem seguidas. Veja como obter mensagens em massa corretamente.

A ideia de enviar uma única missiva no WhatsApp para vários clientes engajados de uma só vez é atraente – mas as PMEs e as empresas devem agir com cuidado. Inunda as pessoas com o que pode ser percebido como spam e as empresas correm o risco de ter suas contas suspensas ou, pior ainda, serem expulsas da plataforma de mensagens para sempre.

Afinal, o WhatsApp está empenhado em proteger os usuários de golpes de marketing, além de proteger sua própria reputação como um canal CX premium. No entanto, isso não significa que a ‘transmissão’ de mensagens seja um não, não; desde que as regras e processos do WhatsApp para mensagens em massa sejam seguidos, as marcas podem aproveitar todos os benefícios que a transmissão tem a oferecer com risco zero.

Modelos de mensagens: por que eles são essenciais para uma transmissão bem-sucedida do WhatsApp

Embora seja recomendado que as pequenas empresas usem o aplicativo WhatsApp Business – isso permite a transmissão para até 256 clientes – PMEs e corporações com bases de clientes muito maiores devem optar pela API WhatsApp Business mais versátil, que permite que as missivas sejam enviadas para um número muito maior número de contatos de cada vez.

No entanto, usar a API significa que os modelos de mensagens do WhatsApp devem ser implantados para obter acesso à funcionalidade de mensagens em massa. Esses modelos são normalmente usados ​​para comunicações de saída para clientes que optaram por receber atualizações sobre, digamos, uma entrega.

Embora uma mensagem de modelo deva oferecer texto padronizado, ela ainda pode ser personalizada usando espaços reservados numerados {{1}} . Elas representam as variáveis ​​da mensagem que podem ser substituídas por nomes de clientes, datas, horas e até caracteres especiais.

Por exemplo, um pedido é feito pelo cliente com uma notificação do WhatsApp enviada a ele para confirmar os detalhes. O modelo de mensagem será semelhante a este em seu formato de estoque:

Olá { { 1 } } . Obrigado por comprar com { { 2 } } . Seu pedido { { 3 } } foi confirmado e será enviado em breve . Verifique o status do seu pedido em { { 4 } }

Usando as informações do cliente do processo de pedido, a mensagem aparecerá para eles da seguinte forma:

image_blog_bulk_messaging_001_2x

É importante ressaltar que um modelo de mensagem precisa ser aprovado pelo WhatsApp antes de ser enviado (para garantir que suas diretrizes sejam seguidas pelas empresas). Embora o processo de aprovação possa parecer um incômodo, na prática, a aprovação do modelo da equipe do WhatsApp geralmente leva apenas uma hora.

Aprenda as sete práticas recomendadas para criar modelos otimizados de mensagens do WhatsApp lendo o blog detalhado da tyntec aqui .

Mensagens de marketing e promocionais são permitidas

Embora o WhatsApp tenha se posicionado fortemente contra o conteúdo promocional e publicitário em sua API de negócios, depois de muitos testes bem-sucedidos, agora permite que mensagens não transacionais sejam enviadas como modelos de mensagens.

Mensagens não transacionais são notificações enviadas por marcas para clientes que optaram por participar com recomendações de produtos, alertas de estoque, convites para eventos e até mesmo toques suaves sobre um carrinho abandonado. Embora as empresas ainda devam ter cuidado ao transmitir mensagens de marketing para evitar a percepção de spam, agora é possível reengajar estrategicamente os clientes com o objetivo de converter uma venda.

Ao enviar uma mensagem promocional como modelo, o processo de aprovação é o mesmo das mensagens transacionais.

Encontre tudo o que você precisa saber sobre mensagens não transacionais/promocionais aqui .

(Várias) palavras de aviso sobre mensagens em massa ‘não oficiais’ do WhatsApp

Estão disponíveis ‘canais’ de transmissão não oficiais que oferecem maneiras de contornar as regras do WhatsApp. Os provedores de tais canais são rápidos em exaltar os benefícios aparentes. Por exemplo, não é necessário obter aprovação oficial e as mensagens em massa são mais rápidas e simples. O que esses provedores não mencionam são os riscos:

Em outras palavras, embora tornar-se ‘não oficial’ possa parecer remover muito do ‘trabalho ocupado’, é uma solução que pode acabar prejudicando a empresa no longo prazo. conselho da tyntec? Fique apenas com soluções oficiais.

Transmissão do WhatsApp: como funciona o processo oficial

A própria API do WhatsApp Business não vem com a funcionalidade de mensagens em massa integrada, pois não possui interface real. Em vez disso, o WhatsApp conta com provedores terceirizados oficiais e suas plataformas de marketing especializadas para fornecer o recurso.

Por exemplo, a solução Conversations Inbox da tyntec permite que as empresas gerenciem todas as conversas digitais mantidas nos canais CX de uma marca – incluindo WhatsApp – por meio de uma única interface intuitiva que pode ser acessada por agentes de suporte e até chatbots. Fundamentalmente, a poderosa funcionalidade do Conversations Inbox permite que uma empresa gerencie as comunicações de todo o canal em um só lugar, incluindo envio, recebimento e gerenciamento de mensagens, incluindo transmissão.

Veja como enviar mensagens em massa com sucesso na Caixa de entrada de conversas:

Carregar contatos para transmissão do WhatsApp

1. Navegue até o menu ‘Contatos’ à esquerda e abra-o; selecione ‘Listas’.

image_blog_article_bulk_messaging_001_2x

2. Clique no botão ‘Adicionar’ na parte superior antes de adicionar um nome de lista, referência e quaisquer observações relevantes.

image_blog_article_bulk_messaging_002_2x

3. Selecione um ‘canal’ — neste caso, ‘WhatsApp’ — antes de clicar em ‘Avançar’.

image_blog_article_bulk_messaging_003_2x

4. Carregue seu arquivo csv. Você pode optar por atualizar os contatos existentes. Clique em ‘browse’ e anexe seu csv. Você verá que os contatos foram atualizados com sucesso quando vir as informações na tela. Clique em ‘Importar’.

image_blog_article_bulk_messaging_004_2x

5. Uma vez importado, a nova lista aparecerá à esquerda. Verifique o ‘perfil’ e os ‘membros’ da lista importada na parte superior antes de editar as informações da lista, se necessário.

image_blog_article_bulk_messaging_005_2x

Envio de mensagens em massa pelo WhatsApp

1. Selecione a lista para a qual a mensagem será ‘entregue em massa’.

2. Escolha o modelo de mensagem aprovado na área do campo de texto clicando no ícone quadrado. Todos os modelos de mensagem aprovados serão exibidos.

image_blog_article_bulk_messaging_006_2x

3. Selecione o modelo de mensagem aprovado a ser usado para mensagens em massa.

4. Aperte o botão ‘Enviar’ e a mensagem será transmitida para toda a lista.

image_blog_article_bulk_messaging_007_2x

Veja todos os recursos e tutoriais da Caixa de entrada de conversas na Central de documentos do tyntec acessando aqui .

Como os provedores oficiais do WhatsApp ajudam a cobrir todos os ângulos

A parceria com um provedor oficial do WhatsApp oferece mais do que apenas acesso a mensagens em massa. Escolha o caminho certo e uma marca pode se beneficiar de um serviço completo de ponta a ponta que abrange todos os aspectos do WhatsApp e sua API.

Desde a criação de estratégias e implementação até a implementação de chatbot e integração de CRM, um provedor garante que qualquer investimento na plataforma de mensagens atinja todo o seu potencial. Talvez o mais importante, a experiência e a orientação de um provedor também significam que a marca permanece sempre do lado certo das regras e regulamentos estritos da plataforma de mensagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *